nossa equipe

Este projeto foi realizado a muitas mãos. Foi um longo trabalho que exigiu muita dedicação e contou com a colaboração de muitas pessoas. Compartilhar os resultados com toda a comunidade através deste portal que, além de ser uma forma de democratizar o conhecimento, é também um espaço interativo para seguirmos realizando atividades de forma colaborativa, é um momento de muita alegria para nós! Por isso, aqui você pode conhecer um pouquinho das pessoas que “colocaram a mão na massa” para que tudo isso acontecesse!

equipe ATLAS

Antonio Simplicio de A. Neto

AUTOR

Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de História. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela PUC-SP, Mestrado e Doutorado pela FEUSP. Atua na formação de professores de História e nos PPGs História e ProfHistória.

LATTES       ORCID

Christiana Andréa V. Prudêncio

AUTORA

Professora Adjunta  da Universidade de Santa Cruz em Ilhéus/BA, Departamento de Ciências Biológicas. Pesquisadora da área de ensino de ciências e formação de professores. Desenvolve pesquisas sobre Educação CTS e sobre as Relações étnico-raciais no ensino e formação de professores de ciências.

LATTES       ORCID

DENISE DE FREITAS

ORGANIZADORA E AUTORA

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Pesquisadora da área de formação de professores de Ciências, processos de ensino e aprendizagem, educação em ciências e biologia e ambientalização curricular. Desenvolve pesquisas abordando as relações Ciência-Tecnologia e Sociedade na educação científica.

LATTES       ORCID

MARCELO ADORNA FERNANDES

AUTOR

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP. Graduado em Ciências Biológicas pela UFSCar, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e doutor em Geologia/Paleontologia pela UFRJ. Desenvolve pesquisa e orienta alunos de graduação e pós-graduação em Paleoecologia e Paleoicnologia.

LATTES       ORCID

Marcio Henrique Bertazi

AUTOR

Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, Mestre em História pela FCL-UNESP, Bacharel em Filosofia pela UFSCar e Engenheiro Ambiental pela USP. Trabalha na área de história ambiental, educação ambiental e ecologia política.

LATTES       ORCID

PAULO HENRIQUE PEIRA RUFFINO

REVISOR DE CONTEÚDO ESPECÍFICO

Pesquisador Científico – nível V do Instituto de Pesquisas Ambientais /Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ecólogo e mestre em Engenharia Civil. Atua em Áreas Protegidas e Unidades de Conservação, principalmente com os seguintes temas: educação ambiental e conservação da biodiversidade.

LATTES       ORCID

RITA DE CÁSSIA DE ALMEIDA

AUTORA

Professora da Rede Estadual de Ensino de São Carlos. Licenciada em História e Geografia, Doutora e Mestre em Ciências Ambientais. Tem experiência, tanto como pesquisadora quanto na formação de professores em Projetos de Educação Ambiental e tutoria em cursos de ensino a distância.

LATTES

equipe cdcc/usp

Angelina Sofia Orlandi

Funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), chefe da Seção de Divulgação Científica e responsável pelo setor de Química. Bacharelado em Química, Doutorado em Ciências Ambientais e Especialização em Formação de Agentes Locais de Sustentabilidade Sócio-Ambiental. Tem experiência na área de resíduos sólidos urbanos, ensino de Ciências e Química, formação de professores e produção de materiais didáticos.

LATTES

Salete Linhares Queiroz

Professora Livre Docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos/SP (IQSC). Diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) e Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais lato sensu da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da área de Educação, com ênfase em Educação Química: linguagem, novas tecnologia e estado da arte no ensino de química.

LATTES       ORCID

Silvia Aparecida M. dos Santos

Organizadora e autora do Atlas

Funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), responsável pelo setor de Biologia e Educação Ambiental. Ecóloga e doutora em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de educação ambiental, ensino de Ciências e Biologia, formação de professores e produção de materiais didáticos.

LATTES       ORCID

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

1ª AudiÊncia pública A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos –PlanMob – apresentou na primeira audiência pública, das três que serão realizadas, as etapas já realizadas do projeto, os...

Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes

Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes

Agência FAPESP* – Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ajudar os municípios a se preparar para o enfrentamento de enchentes. O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da...

Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!

Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!

Na sessão do dia 16/11),foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Carlos o projeto de Lei da Compostagem! O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e...

REALIZAÇÃO e APOIO

As informações aqui apresentadas foram organizadas a partir de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto “A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão”, no contexto da Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Esse estudo que envolveu a participação de muitos profissionais e estudantes, contou com uma parceria entre o Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).