PROJETO DESABROCHAR

Desabrochar é o nome fantasia dado ao projeto “Microbacias Hidrográficas do Município de São Carlos: coeducação entre gerações para a sustentabilidade”, desenvolvido pelo Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos em parceria com o CDCC/USP.

Um dos objetivos do projeto foi produzir a edição impressa do Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos-São Paulo e do livro “A Coeducação entre Gerações para a Sustentabilidade”, que serão distribuídos gratuitamente para as instituições de ensino de São Carlos, bibliotecas, ONG e demais instituições que desenvolvem atividades na área ambiental ou tenham interesse pelos temas.

curso BACIAS HIDROGRÁfICAS E a COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES

Esses materiais também foram utilizados como recursos didáticos no curso de extensão a distância denominado “Bacias Hidrográficas e a coeducação entre gerações”, que teve como objetivo formar pessoas comprometidas com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, principalmente em relação às questões que envolvem o consumo, a gestão sustentável dos recursos hídricos e o potencial dialógico existente nas relações entre gerações. O curso de 40h, contou com aulas síncronas e assíncronas.

AULAS SÍNCRONAS

AULAS ASSÍNCRONAS

Participaram do curso pessoas de diferentes idades e áreas, permitindo uma troca de experiência e de conhecimentos sobre o tema bacias hidrográficas e a potência de ação transformadora existente nas relações intergeracionais. 

Como atividade final, os participantes elaboraram um diagnóstico ambiental da microbacia onde mora ou trabalha e uma proposta de interação educativa envolvendo diversas gerações sobre um dos temas tratados no diagnóstico.

Os bolsistas participantes da equipe do projeto produziram vídeos tanto para divulgar o curso como sobre seus conteúdos.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

CONHEÇA A NOSSA EQUIPE

Ana Beatris da Silva Botelho

Ensino Médio Integrado ao Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos no Instituto Federal de São Paulo – Campus São Carlos, está no último ano. É técnica de administração formada pela Escola Industrial Paulino Botelho – ETEC.

[email protected]

Isabel Georgina Patronis Dominguez

É pedagoga e especialista em Educação Ambiental pelo CRHEA/USP (Escola de Engenharia de São Carlos, SP, Universidade de São Paulo). Foi Chefe de divisão de EA da Prefeitura de São Carlos e colaborada do Coletivo Educador de São Carlos e região (CESCAR). É membro fundadora do Fundo Brasileiro de EA (FunBEA).

LINKEDIN

Renata Paro

É bióloga e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus São Carlos. Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos naturais pela UFSCar e Especialista em Metodologia no Ensino de Ciências Naturais. Tem experiência em Ecologia e Recursos naturais e formação de professores. 

renata.satos!ifsp.edu.br

Rita de Cassia de Almeida

Professora da Rede Estadual de Ensino de São Carlos. Licenciada em História e Geografia, Doutora e Mestre em Ciências Ambientais. Tem experiência, tanto como pesquisadora quanto na formação de professores em Projetos de Educação Ambiental e tutoria em cursos de ensino a distância.

[email protected]

Silvia Aparecida Martins dos Santos

Funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), responsável pelo setor de Biologia e Educação Ambiental. Ecóloga e doutora em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de educação ambiental, ensino de Ciências e Biologia, formação de professores e produção de materiais didáticos.

[email protected]

Viviane de Souza Machado

Estudante do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Carlos no Curso Ténico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio, também, é formada em Técnico em Administração na ETEC – Escola Ténica Estadual Profa. Anna de Oliveira Ferraz. Participou como bolsista do projeto de extensão Vozes do cerrado em 2019 e 2020. 

[email protected]

Kayky Flávio Juvenal

Atualmente está cursando o Curso Ténico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos no Instituto Federal de São Paulo no Campus São Carlos, tem curso de profissionalização na área de Montagem e Manutenção de Computadores feito na Anglo School.

[email protected]

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

1ª AudiÊncia pública A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos –PlanMob – apresentou na primeira audiência pública, das três que serão realizadas, as etapas já realizadas do projeto, os...

Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes

Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes

Agência FAPESP* – Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ajudar os municípios a se preparar para o enfrentamento de enchentes. O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da...

Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!

Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!

Na sessão do dia 16/11),foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Carlos o projeto de Lei da Compostagem! O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e...

REALIZAÇÃO e APOIO

As informações aqui apresentadas foram organizadas a partir de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto “A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão”, no contexto da Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Esse estudo que envolveu a participação de muitos profissionais e estudantes, contou com uma parceria entre o Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).