PROJETO DESABROCHAR

Desabrochar é o nome fantasia dado ao projeto “Microbacias Hidrográficas do Município de São Carlos: coeducação entre gerações para a sustentabilidade”, desenvolvido pelo Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos em parceria com o CDCC/USP.
Um dos objetivos do projeto foi produzir a edição impressa do Atlas Histórico e Socioambiental das Regiões Hidrográficas de São Carlos-São Paulo e do livro “A Coeducação entre Gerações para a Sustentabilidade”, que serão distribuídos gratuitamente para as instituições de ensino de São Carlos, bibliotecas, ONG e demais instituições que desenvolvem atividades na área ambiental ou tenham interesse pelos temas.
curso BACIAS HIDROGRÁfICAS E a COEDUCAÇÃO ENTRE GERAÇÕES
Esses materiais também foram utilizados como recursos didáticos no curso de extensão a distância denominado “Bacias Hidrográficas e a coeducação entre gerações”, que teve como objetivo formar pessoas comprometidas com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, principalmente em relação às questões que envolvem o consumo, a gestão sustentável dos recursos hídricos e o potencial dialógico existente nas relações entre gerações. O curso de 40h, contou com aulas síncronas e assíncronas.
AULAS SÍNCRONAS
AULAS ASSÍNCRONAS
Participaram do curso pessoas de diferentes idades e áreas, permitindo uma troca de experiência e de conhecimentos sobre o tema bacias hidrográficas e a potência de ação transformadora existente nas relações intergeracionais.
Como atividade final, os participantes elaboraram um diagnóstico ambiental da microbacia onde mora ou trabalha e uma proposta de interação educativa envolvendo diversas gerações sobre um dos temas tratados no diagnóstico.
Os bolsistas participantes da equipe do projeto produziram vídeos tanto para divulgar o curso como sobre seus conteúdos.
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
CONHEÇA A NOSSA EQUIPE
Ana Beatris da Silva Botelho
Ensino Médio Integrado ao Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos no Instituto Federal de São Paulo – Campus São Carlos, está no último ano. É técnica de administração formada pela Escola Industrial Paulino Botelho – ETEC.
Isabel Georgina Patronis Dominguez
É pedagoga e especialista em Educação Ambiental pelo CRHEA/USP (Escola de Engenharia de São Carlos, SP, Universidade de São Paulo). Foi Chefe de divisão de EA da Prefeitura de São Carlos e colaborada do Coletivo Educador de São Carlos e região (CESCAR). É membro fundadora do Fundo Brasileiro de EA (FunBEA).
Renata Paro
É bióloga e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus São Carlos. Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos naturais pela UFSCar e Especialista em Metodologia no Ensino de Ciências Naturais. Tem experiência em Ecologia e Recursos naturais e formação de professores.
renata.satos!ifsp.edu.br
Rita de Cassia de Almeida
Professora da Rede Estadual de Ensino de São Carlos. Licenciada em História e Geografia, Doutora e Mestre em Ciências Ambientais. Tem experiência, tanto como pesquisadora quanto na formação de professores em Projetos de Educação Ambiental e tutoria em cursos de ensino a distância.
Silvia Aparecida Martins dos Santos
Funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (CDCC/USP), responsável pelo setor de Biologia e Educação Ambiental. Ecóloga e doutora em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de educação ambiental, ensino de Ciências e Biologia, formação de professores e produção de materiais didáticos.
Viviane de Souza Machado
Estudante do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Carlos no Curso Ténico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio, também, é formada em Técnico em Administração na ETEC – Escola Ténica Estadual Profa. Anna de Oliveira Ferraz. Participou como bolsista do projeto de extensão Vozes do cerrado em 2019 e 2020.
Kayky Flávio Juvenal
Atualmente está cursando o Curso Ténico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos no Instituto Federal de São Paulo no Campus São Carlos, tem curso de profissionalização na área de Montagem e Manutenção de Computadores feito na Anglo School.
FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES
2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA
1ª AudiÊncia pública A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos –PlanMob – apresentou na primeira audiência pública, das três que serão realizadas, as etapas já realizadas do projeto, os...
Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes
Agência FAPESP* – Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ajudar os municípios a se preparar para o enfrentamento de enchentes. O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da...
Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!
Na sessão do dia 16/11),foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Carlos o projeto de Lei da Compostagem! O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e...
REALIZAÇÃO e APOIO
As informações aqui apresentadas foram organizadas a partir de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto “A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão”, no contexto da Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Esse estudo que envolveu a participação de muitos profissionais e estudantes, contou com uma parceria entre o Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

