Microbacia hidrográfica do córrego santa maria do leme

A microbacia do Córrego Santa Maria do Leme drena uma área aproximada de 11 km². Os primeiros bairros começaram a ser forma­dos em 1950, como o Jardim Jockey Clube, o Jardim Bandeirantes e o Jardim Centenário. A partir dos anos de 1960, novos loteamentos foram abertos: o Jardim Santa Paula (década de 1970), o Parque Santa Marta e o Jardim Nova Santa Paula (década de 1990), o Jardim Acapulco (década de 2000) e o Parque Santa Elisa (em 2007).

Mapa da expansão urbana da Microbacia do Córrego Santa Maria do Leme

Fonte: Projeto AFLORAR – Espaços Educadores

Após a junção de suas principais nascentes na área rural, o Córrego Santa Maria do Leme atravessa a Rodovia Washington Luís, próximo ao Parque Delta, e segue no sentido do Bairro Parque Santa Marta. Depois passa pelo Bosque Cambuí, onde recebe um de seus afluentes, o Córrego Cambuí, e segue para o Kartódromo desembocando no Rio do Monjolinho, no trecho que fica próximo à rotatória na Marginal, percorrendo uma extensão de aproximadamente 11km.

Nascentes do Córrego santa maria do leme

foz do Córrego santa maria do leme – próximo ao kartódromo

Você sabia?

Durante muito tempo o Córrego Santa Maria do Leme foi chamado de Galdino. Próximo a sua junção com o Rio do Monjolinho, havia uma casa de bombas que foi o primeiro ponto de captação de água da cidade, inaugurada em 1903. Sabia também que esse ponto de captação foi desativado na década de 1990 e sua área foi recuperada por uma ONG são-carlense, a AMOR (Associação de Moradores e Amigos dos Jardins)? A ONG também realiza atividades educacionais e culturais para conservar o meio ambiente.

captação galdino desativada – sede da amor

Instituições de Ensino

  • (2) CEMEI Amélia Meirelles Botta;
  • (3) CEMEI Vicente de Paula Rocha Keppe;
  • (8) CEMEI Ida Vin­ciguerra
  • (11) EE Prof. Ludgero Braga;
  • (12) CEMEI Maria Luiza Perez;
  • (29) CEMEI Maria Lúcia Marrara;
  • (30) EE Conde do Pinhal;
  • (31) Diretoria de Ensino – Região de São Carlos;
  • (106) EMEB e Escola do Futuro Profa. Dalila Galli.

Mapa da Microbacia do Córrego Santa Maria do Leme com a localização das instituições de ensino

Fonte: Projeto AFLORAR – Espaços Educadores

regulamentação e ocupação

Considerando que, de acordo com o Plano Diretor de São Carlos, Lei nº 13.691 de 25 de novembro de 2005, revisão pela Lei no 18053 de 19 de dezembro de 2018, a maior parte da microbacia hidrográfica do Córrego Santa Maria do Leme situa-se em uma Zona de Regulação e Ocupação Controlada, carac­terizada por sua localização em uma área de transição entre o meio rural e o meio urbano com forte tendência para a expansão urbana, e para novos empreendimentos imobiliários, vários segmentos sociais têm demonstrado in­teresse na sua conservação.

 

Nesta microbacia existem dois importantes bosques urbanos:

o Bosque Santa Marta e o Bosque Cambuí

bosque santa marta

bosque cambuí

Fique por dentro das novidades

Territórios do Comum – SESC São Carlos

Territórios do Comum – SESC São Carlos

O Sesc realizará o projeto Territórios do Comum, com programação voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis e economicamente justos. Anote na agenda para não perder! Territórios do Comum  – Ação educativa e engajamento social.A ação em rede...

16ª SEASC EM SÃO CARLOS – DRENAGEM URBANA

16ª SEASC EM SÃO CARLOS – DRENAGEM URBANA

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos - AEASC realizará a 16ª SEASC com a temática de Drenagem Urbana voltada para diagnósticos e soluções. Este é um evento gratuito, e as palestras e mesas redondas aconteceram presencialmente e online...