aprem do monjolinho

A APREM do Rio do Monjolinho correspon­de à área das suas nascentes, localizada antes da Estação de Captação de Água do Córrego do Espraiado, que contribui com 15% da água de abastecimento público de São Carlos. Pos­sui uma área de aproximadamente 275 km².

Mapa da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Monjolinho

Fonte: Projeto AFLORAR – Espaços Educadores

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO CÓRREGO DO ESPRAIADO

Foi inaugurada em 1917 e a água era distribuída por meio da rede de abastecimento, sem passar por tratamento. Só em 1959 é que a água de São Carlos passou a ser tratada, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água Vila Pureza.

nascente do rio do monjolinho – fazenda santa terezinha

proteção da aprem

Para corresponder às necessidades de pro­teção da APREM do Rio do Monjolinho e ga­rantir a permanência da captação do Espraia­do, o poder público municipal desenvolveu entre 2010 e 2012 projetos específicos para as regiões de nas­centes, como, por exemplo, a recuperação da vegetação ciliar nativa e o controle da erosão e do assoreamento na APP do Rio do Monjoli­nho e na nascente do Córrego São Rafael.

de geração para geração

OCUPAÇÃO DA ÁREA DA APREM

“(…) Por volta de 1983, em toda essa área do manancial que está depois da Rodovia Washington Luiz, existiam os Bairros Santa Maria I, Maria Stella Fagá, Jardim Tangará I. Onde está o Bairro do Douradinho, era uma monocultura de pinus e algumas chácaras. Quando eu mudei para o Jardim Tangará existiam poucas casas, na rua que eu morava só tinha a minha casa e aí, conforme foi aumentando o número de casas, o solo passou a ser mais impermeabilizado, o que causou o aparecimento de uma grande voçoroca. Depois de três ou quatro anos [1986/87] foi instalado outro bairro que é o Jardim São Rafael, que foi ocupado bem rapidamente e, depois de cinco ou seis anos [1988/89], começaram a retirar a cultura de pinus para o loteamento do bairro Douradinho.” 

Fonte: GRANADO, Priscila. Memória socioambiental de moradores do bairro Douradinho, nascente do Rio do Monjolinho. UFSCar, Departamento de Metodologia de Ensino. São Carlos, 2010. (Relatório do Projeto Bolsa PIBIC).

 

instituições de ensino

  • (20) CEMEI Caminhada com Jesus;
  • (21) CEMEI Pedro Pucci;
  • (22) CEMEI Monsenhor Alcindo Siqueira;
  • (23) EE Marilene Terezinha Longhin;
  • (24) CEMEI Profa. Marili de Fátima Alves;
  • (25) CEMEI Professor Antônio Cotrim;
  • (26) CEMEI Antônio de Lourdes Rondon;
  • (27) EE Prof. Archimedes Aristeu Mendes Carvalho;
  • (43) ACORDE;
  • (49) Centro Pro­mocional de Menores Padre Teixeira;
  • (50) EMEB e Escola do Futuro Antônio Stella Moruzzi;
  • (51) UAB- Prédio Octávio Carlos Damlano;
  • (94) Universidade Federal de São Carlos;

Mapa da Expansão Urbana na APREM do Monjolinho com localização das instituições de ensino

Fonte: Projeto AFLORAR – Espaços Educadores

Fique por dentro das novidades

Territórios do Comum – SESC São Carlos

Territórios do Comum – SESC São Carlos

O Sesc realizará o projeto Territórios do Comum, com programação voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis e economicamente justos. Anote na agenda para não perder! Territórios do Comum  – Ação educativa e engajamento social.A ação em rede...

16ª SEASC EM SÃO CARLOS – DRENAGEM URBANA

16ª SEASC EM SÃO CARLOS – DRENAGEM URBANA

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos - AEASC realizará a 16ª SEASC com a temática de Drenagem Urbana voltada para diagnósticos e soluções. Este é um evento gratuito, e as palestras e mesas redondas aconteceram presencialmente e online...