sub-bacia hidrográfica do rio do QUILOMBO

A sub-bacia do Rio do Quilombo drena parte dos municípios de São Carlos e Descalvado e possui uma área aproximada de 418 km².

É a sub-bacia que ocupa a maior área do município de São Carlos, sendo considerada pelas autoridades locais como Zona de Interesse Turístico e de produção agrícola pelo Plano Diretor Municipal.

Represas

Dada a relevância hidráulica desta sub-bacia pelo seu potencial de geração de energia elétrica, foram construídas duas barragens no Rio do Quilombo (Represa do Bom Retiro e Represa da Barra) e uma no seu afluente, Ribeirão dos Negros (Represa do 29), para estocagem de água e funcionamento da Usina Hidrelétrica Capão Preto.

percurso

O Rio do Quilombo nasce nas proximidades da Capela de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, no município de São Carlos (próximo à rodovia SP-215, que liga São Carlos a Descalvado), e percorre uma extensão de aproximadamente 40 km em direção ao distrito de Santa Eudóxia, até desembocar Rio Mogi-Guaçu, divisor geográfico dos municípios de São Carlos e Luiz Antônio.

nascente do rio do quilombo

foz do rio do quilombo

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE

PuBLIQUE SEU TRABALHO

Têm um artigo acadêmico, um post de blog ou um trabalho escolar que deseja publicar em nosso site?

COMPARTILHE MÍDIAS

Têm uma foto, vídeo ou outro tipo de material digital de São Carlos e gostaria de compartilhar para outras pessoas em nossa nuvem?

proponha umA ATIVIDADE / projeto

Têm uma ideia e gostaria de propor para nossa equipe?

Empreste nossa exposição

Cadastre-se e agende um período. Maquetes, modelos e muito mais!

IMPRIMA NossO QR-CODE

Imprima nosso QR-code e leve a experiência do Atlassanca para a sua escola!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas

Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas

A Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas do município de São Carlos ocorrerá de 19 a 25 de setembro de 2022. A Prefeitura de São Carlos por meio da Secretária do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação - SMMACTI, assim como a Secretaria Municipal de...

COMUNIDADES, PARA QUÊ?

COMUNIDADES, PARA QUÊ?

Evento por meio do Google Meet para um bate-papo sobre o potencial coeducativo entre gerações para a sustentabilidade e o papel das Comunidades.