sub-bacia hidrográfica do rio do monjolinho

A Sub-bacia do Monjolinho abrange uma área de 273,77 m² e além da zona rural, drena a zona urbana do Município.

Usina Hidrelétrica

Abriga a primeira usina hidrelétrica a entrar em operação no estado de São Paulo, construída em 1893, a Usina Hidrelétrica do Monjolinho está lo­calizada na Fazenda Cascatinha na Estrada Mu­nicipal São Carlos – Usina Açucareira da Serra, km 7, a uma distância de aproximadamente 3 km da Rotatória do Cristo Redentor.

percurso

O Rio do Monjolinho nasce a leste do município, na região do Bairro Douradinho, e deságua no Rio Jacaré-Guaçu, na divisa dos municípios de São Carlos e Ribeirão Bonito. Percorre uma extensão de cerca de 40 km no sentido leste-oeste, atravessando a área urbana da cidade de São Carlos.

nascente do rio do monjolinho –  fazenda santa terezinha

foz do rio do monjolinho no rio jacaré-guaçu – fazenda santo ignácio

microbacias do monjolinho

Durante o percurso na área urbana, o Rio do Monjolinho recebe afluentes que formam microbacias, sendo estes:

O Córrego Santa Maria do Leme, o Córrego do Tijuco Preto, o Córrego do Mineirinho, o Córrego do Gregório, o Córrego do Medeiros, o Córrego da Água Quente e o Córrego da Água Fria.

Por fim, em direção à área rural, o Rio do Monjolinho segue até desembocar no Rio Jacaré-Guaçu, na divisa com o município de Ribeirão Bonito.

Curtume: curtidora Monterrosa LTDA conhecida como Curtume Hispano-Brasileiro. Localizado no sopé do bairro Santa Paula, inaugurado em 1939.

“Eu lembro quando ele inaugurou, foi o prefeito daqui. Tinha sete ou oito…, sempre foi uma cidade que tinha bastante curtume. Do rio que servia para eles, o curtume ocupa muita água, apesar que eles tinham um poço para utilizar a água. Mas a água que ficava lá naqueles tanques, ia tudo para o rio, desaguava tudo no rio. Eu estava sempre no curtume. (…). Depois, quando eu me casei, aí a gente mexeu muito com couro, a gente inclusive tinha uma salgadeira. Sabe aonde é a fábrica de papelão? (…), aquilo era nosso, a gente tinha uma salgadeira, depois vendia para o curtume; é o processo antes dele chegar no curtume. Salga para ele não estragar, leva menos de 48 horas para ele estragar. (…). Nossa, era uma fedentina que você não imagina; chega o couro no curtume, mesmo salgado ele fica um pouco na água, depois aí ele passa por um tamburão, depois eles vão descarnar, aquilo, aquela carnaça que sai do couro… (…)”.

Sra. Carmem

Referência: Almeida, 2019

Arquivos em nuvem

Acesse o material sobre a sub-bacia do rio monjolinho

A nossa nuvem é um repositório virtual no qual você pode baixar materiais produzidos por nossa equipe e materiais advindos da interação da comunidade com essa Web. Você também pode compartilhar seu material para que ele fique disponível em nossa nuvem!

FAÇA PARTE DE NOSSA COMUNIDADE

PuBLIQUE SEU TRABALHO

Têm um artigo acadêmico, um post de blog ou um trabalho escolar que deseja publicar em nosso site?

COMPARTILHE MÍDIAS

Têm uma foto, vídeo ou outro tipo de material digital de São Carlos e gostaria de compartilhar para outras pessoas em nossa nuvem?

proponha umA ATIVIDADE / projeto

Têm uma ideia e gostaria de propor para nossa equipe?

Empreste nossa exposição

Cadastre-se e agende um período. Maquetes, modelos e muito mais!

IMPRIMA NossO QR-CODE

Imprima nosso QR-code e leve a experiência do Atlassanca para a sua escola!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas

Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas

A Semana da Qualidade do Ar e Florestas Urbanas do município de São Carlos ocorrerá de 19 a 25 de setembro de 2022. A Prefeitura de São Carlos por meio da Secretária do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação - SMMACTI, assim como a Secretaria Municipal de...

COMUNIDADES, PARA QUÊ?

COMUNIDADES, PARA QUÊ?

Evento por meio do Google Meet para um bate-papo sobre o potencial coeducativo entre gerações para a sustentabilidade e o papel das Comunidades.