O Sesc realizará o projeto Territórios do Comum, com programação voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis e economicamente justos. Anote na agenda para não perder!

Territórios do Comum  – Ação educativa e engajamento social.
A ação em rede Territórios do Comum reúne as áreas de Educação para Acessibilidade, Educação para Sustentabilidade e Valorização Social no desenvolvimento de ações programáticas voltadas ao tema da cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de colaboração entre as iniciativas sociais presentes nos territórios onde estão inseridas as Unidades do Sesc. Sua proposta envolve a construção de um projeto transversal às três áreas com o objetivo de promover ações que contribuam com processos de cidadania ativa e de desenvolvimento local a partir do interesse público. 

Segue a agenda do evento:

EncontroLocal e Data
Cultivando ideais: Hortas urbanas no combate à fome Com Flávio Rodrigues, Hans Dieter Temp e Vilma Martins / Mediação de Daniela Baptista. Neste encontro, vamos conhecer iniciativas diversas que têm em comum a proposta de instalação e cultivo de hortas urbanas sustentáveis como caminho para combater a fome, viabilizar o acesso ao alimento de qualidade a um número mais amplo de pessoas, gerar emprego e renda, desenvolver o território, reduzir impactos ambientais e construir experiências de comunidade e cidadania.30/03 – 19h30 • Teatro do SESC São Carlos.
Feira DaquiPequenos agricultores da área urbana e rural de São Carlos ocupam o Sesc com suas produções e experiências coletivas no cultivo da terra.
Nas bancas, alimentos frescos, da época e livres de agrotóxicos, que podem ser comprados diretamente de quem planta e colhe.    
Produtores:
Assentamento Santa Helena
Capão das Antas Agricultura
Da Terra Alimentos Agroecológicos
Ecovila Tibá  
01/04 – Das 11h às 17h • Área de convivência interna do SESC São Carlos.
Roda de Capoeira: Na semente já existe um baobáCom a capoeirista, pesquisadora e educadora ambiental Maíra Ferrari.
Uma roda diversa e inclusiva, onde saberes ancestrais do povo negro dialogam com práticas e discussões de transformação socioambiental.
01/04 -17h00 • Área de convivência interna do SESC São Carlos.
Coletividades possíveis na produção de alimentos em São CarlosCom Dina Diniz de Brito [Abirú Orgânicos], Carlos de Almeida [Horta Muda 8], Fernando Neubauer [Ecovila Tibá], Marli Mariano Martins [Acampamento Capão das Antas], Grabriel Rampone [Da Terra Alimentos Agroecológicos] e Zita [Assentamento Santa Helena].  Mediação: Andreia Botelho [Casa Matricaria].
Uma roda de conversa que apresenta iniciativas locais de luta em prol da soberania alimentar, isto é, do direito de escolha a outros modos de produção e distribuição de alimentos não hegemônicos. A partir do relato de pequenos agricultores de São Carlos, a proposta é refletir sobre os avanços, as redes de colaboração tecidas, as soluções encontradas e os desafios ainda presentes no caminho à democratização do acesso à terra, ao trabalho e ao alimento, à implantação de modelos produtivos sustentáveis e à uma economia solidária. 
01/04 -15h00 • Área de convivência interna do SESC São Carlos.

Saiba mais em: https://bit.ly/territoriosdocomum

Programação Territórios do Comum. Fonte: SESC São Carlos.