Experiências inovadoras em participação ambiental são tema de encontro internacional nos dias 17 e 18 de abril!

Evento será presencial, com transmissão online e gratuita, e emissão de certificado pela Faculdade de Coimbra, de Portugal.

O Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA) da UFSCar e o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra realizam, nos dias 17 e 18 de abril, a primeira edição do Encontro Internacional “Experiências inovadoras em participação ambiental”, com enfoque nas áreas de crise, sustentabilidade e cidadanias. Dessa forma, o evento acontece presencialmente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, e também terá transmissão online e gratuita. 

Portanto, o objetivo do Encontro é reunir pesquisadores, nacionais e estrangeiros, que trabalham com participação popular, para fomentar a discussão do assunto, trocar experiências e ampliar a divulgação perante a comunidade científica e acadêmica. 

PROGRAMAÇÃO

A programação está estruturada no modelo de “oficinas participativas”, com palestrantes do Brasil e Portugal, a fim de divulgar experiências participativas. Novas estratégias participativas, justiça participativa, desastres socioambientais, desmatamentos em assentamentos da Amazônia, Amazônia Legal, Pegada Ecológica e Ciência Cidadã estão entre os assuntos que serão discutidos nas conferências. Ademais, no segundo dia do evento, haverá a condução de uma prática pela professora Alexandra Aragão, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Confira a programação completa neste link (com horários de Portugal).

Em suma, o encontro é aberto a todo o público interessado; para participar é preciso fazer a inscrição gratuita através deste link; haverá certificado emitido pela Universidade de Coimbra. A iniciativa tem o apoio de Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail do grupo de pesquisa CEDA ([email protected]) ou do professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e coordenador do CEDA, Celso Maran de Oliveira ([email protected]).

Fonte: https://www.ceda.ufscar.br/

Técnica em Administração pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2018), graduanda em Gestão e Análise Ambiental – UFSCar da Turma de 2020. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e Estagiária no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC – USP).