Microbacia hidrográfica do córrego do medeiros

A microbacia do Córrego do Medeiros dre­na uma área de aproximadamente 2 km², cuja ocupação iniciou com a implantação do bair­ro Bela Vista, na década de 1940. O bairro da Boa Vista surgiu em 1961, a partir do lotea­mento da Fazenda do Medeiros, daí a origem do nome do Córrego.

Mapa da expansão urbana na Microbacia do Córrego do Medeiros

Fonte: Projeto AFLORAR – Espaços Educadores

O Córrego do Medeiros nasce entre os bairros da Bela Vista e Boa Vista, no Parque do Bicão, e desemboca no Rio do Monjolinho a poucos metros, no Bairro do Botafogo, percorrendo uma distância de aproximadamente 1,4 km.

nascente do córrego do medeiros – Parque do Bicão

foz do córrego do medeiros – Próximo ao conjunto São Carlos 6

Você sabia?

Talvez você conheça o Parque do Bicão! Sabia que ele foi construído em 1982 em uma Área de Preservação Permanente (APP)? Que abriga três nascentes que no passado sofreram intervenções como aterros e represamento de suas águas? Que a vegetação original sofreu alterações, com a retirada de espécies nativas e a introdução de espécies exóticas, para a criação de uma área para o esporte e o lazer?

PARQUE DO BICÃO

Em março de 2017 o PROHAB (Progresso e Habitação de São Carlos) foi escolhido para desenvolver, coordenar, captar recursos e acompanhar o Plano de Ação para a Revitalização e Requalificação do Parque “Veraldo Sbampato” – o Bicão.

O evento “Vem Brincar! No Parque do Bicão!” , realizado no dia 26 de maio de 2018, marcou a entrega dessa obra. Toda a parte de vegetação de pequeno e médio porte foi recuperada, os espaços foram revitalizados para atender o esporte, o lazer e a cultura. Foi implantado o projeto de iluminação LED, dando mais segurança para desenvolver atividades também no período da noite.

    revitalização do bicão – EVENTO “VEM BRINCAR” – 2018

ADOÇÃO DO PARQUE DO BICÃO – 2020

No dia 13 de agosto de 2020, a Unimed São Carlos assinou junto à Prefeitura Municipal de São Carlos o Termo de Adoção do Parque do Bicão, passando a ser responsável pela manutenção e revitalização do local. Desde então, várias ações foram realizadas visando melhorias para o parque.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

  • (62) CEMEI Ruth Bloen Souto;
  • (66) EE Profa. Elydia Benetti;
  • (67) Fundação Educacional de São Carlos – Campus II;
  • (71) Creche Nosso Lar;
  • (102) CEMEI Osmar Stanley de Martini.

Mapa da Microbacia do Córrego do Medeiros com localização das instituições de ensino

Fonte: Projeto AFLORAR – Espaços Educadores

Fique por dentro das novidades

Territórios do Comum – SESC São Carlos

Territórios do Comum – SESC São Carlos

O Sesc realizará o projeto Territórios do Comum, com programação voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis e economicamente justos. Anote na agenda para não perder! Territórios do Comum  – Ação educativa e engajamento social.A ação em rede...

16ª SEASC EM SÃO CARLOS – DRENAGEM URBANA

16ª SEASC EM SÃO CARLOS – DRENAGEM URBANA

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos - AEASC realizará a 16ª SEASC com a temática de Drenagem Urbana voltada para diagnósticos e soluções. Este é um evento gratuito, e as palestras e mesas redondas aconteceram presencialmente e online...