Cursos online ead

Bacias hidrográficas e a coeducação entre gerações

Este projeto tem como objetivo formar pessoas comprometidas com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, principalmente em relação às questões que envolvem o consumo, a gestão sustentável dos recursos hídricos e o potencial dialógico existente nas relações entre gerações.

Acesse a estrutura curricular do curso

equipe

Isabel G. P. Dominguez

É pedagoga e especialista em Educação Ambiental (EA) pelo CRHEA/USP (Escola de Engenharia de São Carlos, SP, Universidade de São Paulo). Atuou como pedagoga e responsável por publicações em Nicarágua – América Central (Universidad Tecnológica La Salle – ULSA). Foi Chefe de divisão de EA da Prefeitura de São Carlos e colaboradora do Coletivo Educador de São Carlos e região (CESCAR), com a implementação da proposta dos Coletivos Educadores do Ministério do Meio Ambiente (ProFEA). É membro fundadora do Fundo Brasileiro de EA (FunBEA) e coorganizadora de livros, autora de artigos e coautora de capítulos de livros. Participa de várias redes temáticas afins.

EMAIL

RENATA PARO

É bióloga e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo -IFSP, campus São Carlos, atuando em cursos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e na Pós-Graduação em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e Especialista em Metodologia no Ensino de Ciências Naturais. Tem experiência em Ecologia e Recursos Naturais e formação de professores. Busca se atualizar para possibilitar a formação integral dos alunos para assim contribuir para uma sociedade mais justa e consciente. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de Educação Ambiental e Formação docente.

EMAIL

Rita de C. de Almeida

É Licenciada em História e Geografia e atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino na Escola de Ensino Integral Professora Maria Ramos (São Carlos/SP). Doutora e Mestre em Ciências Ambientais pelo PPG/SEA/USP e uma das autoras do Atlas Socioambiental de São Carlos. Profissionalmente atuou como Consultora Ambiental em Planos de Manejo em UC’s localizadas no estado de São Paulo. Tem experiência como pesquisadora e na formação de professores em Projetos de Educação Ambiental (Coordenação do Núcleo de Educação Ambiental do Projeto Mogi-Guaçu, realizado pelo Núcleo de Estudos em Ecossistemas Aquáticos / NEEA / EESC / USP; Projeto de Educação Continuada (PEC) – “Educação Ambiental Através da Visão Integrada de Bacia Hidrográfica” CDCC/USP; entre outros). Atuou também como Tutora de Ensino a Distância nas disciplinas de Educação Ambiental e Princípios da Sustentabilidade Rural e Urbana do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de São Carlos – EaD/UFSCar.

EMAIL

sILVIA A. M. DOS SANTOS

É Ecóloga, mestre e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo; funcionária do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo- São Carlos (CDCC/USP), responsável pelo setor de Biologia e Educação Ambiental, onde desenvolve as seguintes atividades desde 1992: supervisão e orientação de monitores e bolsistas, elaboração e desenvolvimento de cursos de atualização para professores de Educação Ambiental, Ciências e Biologia; participação em projetos de integração com outras instituições e/ ou escolas da rede pública e particular de ensino; elaboração e execução de projetos de pesquisa em Educação Ambiental, Ciências e Biologia e desenvolvimento tecnológico de materiais didáticos.

EMAIL

ana beatriz da s. botelho

Tem 18 anos, faz Ensino Médio Integrado ao Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos no Instituto Federal de São Paulo-Campus São Carlos, está no último ano. É técnica de administração formada pela Escola Industrial Paulino Botelho- ETEC. A área de interesse é administração, saúde e educação além de experiências para crescimento estudantil e profissional.

INSTAGRAM

KAYKY FLÁVIO JUVENAL

Tem 17 anos, atualmente está cursando o Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos no Instituto Federal de São Paulo no Campus São Carlos, tem curso de profissionalização na área de Montagem e Manutenção de Computadores feito na Anglo School. A área que mais gosta é informática.

EMAIL

viviane de souza machado

Tem 17 anos e é estudante do Instituto Federal de São Paulo-Campus São Carlos no Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio. Também, é formada em Técnico em Administração na ETEC – Escola Técnica Estadual Profa. Anna de Oliveira Ferraz. Participou como bolsista do projeto de extensão Vozes do Cerrado
em 2019 e 2020. A área da graduação que ela mais se identifica é a Área de Biológicas.

INSTAGRAM

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

1ª AudiÊncia pública A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos –PlanMob – apresentou na primeira audiência pública, das três que serão realizadas, as etapas já realizadas do projeto, os...

Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes

Tecnologia auxilia municípios no enfrentamento de enchentes

Agência FAPESP* – Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ajudar os municípios a se preparar para o enfrentamento de enchentes. O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da...

Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!

Projeto de lei aprovado : Lei da compostagem!

Na sessão do dia 16/11),foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Carlos o projeto de Lei da Compostagem! O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e...